Apresentação


O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, instituído pelo Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007, ao definir como um dos seus objetivos dotar as universidades federais das condições necessárias para ampliação do acesso e permanência na educação superior, apresenta-se como uma das ações que consubstanciam o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, lançado pelo Presidente da República, em 24 de abril de 2007. Este programa pretende congregar esforços para a consolidação de uma política nacional de expansão da educação superior pública, pela qual o Ministério da Educação cumpre seu papel, atribuído pelo Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.172/2001), quando estabelece o provimento da oferta de educação superior para, pelo menos, 30% dos jovens na faixa etária de 18 a 24 anos, até o final da década.

Assim, o REUNI tem como meta global a elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para 90% e da relação de alunos de graduação em cursos presenciais por professor para dezoito, ao final de cinco anos, a contar do início de cada plano.

Na UFV, o REUNI foi apresentado aos professores dos quatro centro de ciências e, às diretorias da ASPUV, ASAV, SINSUV, APG e DCE em reuniões convocadas pelo Reitor Carlos Sediyama, realizadas nos dias 21 a 24 de agosto. No dia 23, o Reuni foi discutido no Conselho Universitário, logrando aprovação para a inclusão da UFV no Programa e para que uma equipe conduzida pela Pró-Reitoria de Ensino elabore e apresente uma proposta a ao egrégio conselho, a qual, posteriormente, será submetida ao MEC.

Nesta página serão divulgadas informações sobre o Programa REUNI, sobre o desenvolvimento do projeto da UFV e disponibilizado um e-mail para a participação da comunidade universitária.